Esportes

Marta disputará mais uma Copa do Mundo e pode bater recorde

Revolucionária no âmbito do futebol brasileiro, a jogadora Marta irá disputar sua sexta Copa do Mundo de Futebol. Com 37 anos, ela já afirmou que não irá quebrar o recorde de Formiga, que disputou sete edições da competição, mas ainda assim pode chegar a uma marca histórica. Caso balance as redes neste Mundial, ela será a única entre homens e mulheres a balançar as redes em seis edições disputadas.

Atualmente, a brasileira está empatada com a canadense Sinclair e com o português Cristiano Ronaldo, em número de Copas com gols marcados. Por muitos, Marta é conhecida como a maior jogadora de todos os tempos e acompanhou a evolução do futebol feminino desde o início de sua carreira.

Advertisement

Além de ter sido eleita como a melhor do mundo da FIFA (Bola de Ouro), nos anos de 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018, a jogadora levou os holofotes às desigualdades entre o futebol masculino e o feminino.

A visibilidade alcançada foi tamanha que hoje, os meios de comunicação se desdobram para cobrir a competição feminina como a TV Globo, que montou um time de mulheres narradoras e comentaristas para a oitava edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino. O Governo também decretou ponto facultativo durante os jogos da seleção feminina.

Mariana Valbão

Advertisement