Esportes
Na lanterna: América precisa de campanha de G6 para não ser rebaixado
Falta apenas uma rodada para o América dar como finalizado o primeiro turno do Brasileirão. Até a metade do campeonato, no entanto, os números do Coelho não são bons, com 10 pontos em 18 rodadas disputadas e ocupando a lanterna do Z-4. Para se recuperar no segundo turno, o time mineiro terá que seguir uma campanha de G-6.
O jogo a menos que o Coelho tem em relação a outros times é diante do Vasco, que está na vice lanterna do Brasileirão, em 19º lugar. Embora esteja conseguindo evitar o rebaixamento desde 2018, o América tem 89,5% de chances de cair, segundo o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O mesmo levantamento calculou que a chance do Vasco ser rebaixado é de 76%.
Neste caso, o time mineiro só poderá se salvar caso pontue tanto quanto os clubes que ocupam o G-6 da séria A. Isso porque, o risco de queda é considerável se o América terminar o campeonato com 40 pontos ou menos. O ideal seria atingir ao menos, 42 pontos na competição segundo o professor do Departamento de Matemática da UFMG e sendo assim, o Coelho precisaria de mais de 30 pontos.
No primeiro turno do campeonato, esse feito foi alcançado apenas pelos primeiros sete colocados da tabela. Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Bragantino, Athletico-PR e Fluminense tiveram um aproveitamento de no mínimo, 58%. Já o América teve um aproveitamento de 18%.