Esportes

País onde Neymar jogará tem crime de trânsito questionável

O atacante brasileiro Neymar fechou contrato com o Al-Hilal, time da Árabia Saudita. Embora vá ganhar um salário milionário no clube, o craque da Seleção Brasileira terá que se acostumar com algumas proibições do país. Com muitos carros de luxo, há uma prática ilegal no trânsito um tanto quanto questionável.

Chamado de “tafheet” ou “hajwalah”, os famosos “drifts” são passíveis de multa na Árabia Saudita. As manobras arriscadas começaram a ser filmadas em 2014 e os vídeos tomaram conta das redes sociais. No entanto, alguns acidentes foram causados nas estradas do Oriente Médio, fazendo com que a prática se tornasse ilegal.

Advertisement

Segundo o antropólogo Pascal Menoret, o “drift” surgiu entre as décadas de 1970 e 1990 como uma forma de expressão depois que as estradas da capital Riad passaram a ser mais amplas e o acesso aos carros, mais facilitado para a população. A cidade também se tornou ponto de encontro de jovens em locais mais isolados, onde motoristas mostravam a habilidade.

O patrulhamento contra essa prática de trânsito foi intensificado em 2016. Desde então, há grande fiscalização nas estradas, sendo que as penalidades são severas para quem desafiar a lei do país onde Neymar jogará.

Antigamente, o motorista ficava apenas 5 dias preso e seu carro era apreendido por 1 mês. Agora, são 2 anos de prisão com possibilidade de punição física como as chibatadas e o carro pode ser apreendido por tempo indeterminado.

Mariana Valbão

Advertisement