A partida em que o Cruzeiro venceu o Vitória, no último domingo (28), no Mineirão, pela 4ª rodada do Brasileirão, foi notável pela despedida da torcida cruzeirense a Ronaldo. O ex-jogador encaminhou a venda da SAF (Cruzeiro) para o empresário Pedro Lourenço, fundador e proprietário da rede “Supermercados BH”.
Durante o jogo contra o Vitória, os torcedores do Cruzeiro exibiram faixas com as mensagens “Tchau Ronaldo” e “Obrigado Pedrinho”. Desde o ano passado, o Fenômeno tem sido alvo de críticas por parte da torcida, e nas últimas semanas, até uma bandeira em sua referência foi queimada. Além das faixas, sacolas do “Supermercados BH” foram exibidas.
As críticas direcionadas ao ex-jogador e empresário dizem respeito à falta de competitividade do Cruzeiro nas competições nacionais. A equipe retornou à elite do futebol brasileiro sob a gestão de Ronaldo. Porém teve um desempenho discreto em 2023. Apesar de não contar com grandes estrelas, o clube está bem estruturado e possui suas dívidas sob controle.
Quem é Pedro Lourenço?
Pedro é uma figura familiar no Cruzeiro. Como torcedor fervoroso do clube, o empresário tem sido um investidor desde os tempos da gestão dos irmãos Perrella, contribuindo com empréstimos, contratações, aportes financeiros e patrocínios. Ele até financiou reformas para modernizar a Toca da Raposa II, mesmo durante a gestão da SAF de Ronaldo.
Em 2023, Pedro Lourenço realizou um aporte de R$100 milhões em debêntures, o que lhe concedeu a opção de converter o investimento em 20% das ações no futuro. Atualmente, ele está em negociações avançadas para assumir o controle majoritário do clube, adquirindo a participação de Ronaldo (90%).
Em dezembro de 2021, Ronaldo adquiriu 90% das ações da SAF do Cruzeiro por R$400 milhões. Durante uma festa no ano passado, o Fenômeno “adiantou” a venda para o empresário Pedro Lourenço, em tom de brincadeira, mencionando que não permaneceria e que eventualmente venderia para Pedrinho.