O Atlético anunciou no início desta semana que fez uma importante renovação de seu patrocínio master com a empresa de apostas esportivas Betano, que pagava R$ 14 milhões por ano e agora vai pagar R$ 18 milhões.
O aumento é significativo, é claro, mas também terá como contrapartida para a empresa um extra: será a patrocinadora master do time feminino do Galo.
Mesmo assim, o valor é muito inferior ao de seu maior rival, o Cruzeiro. Isso gerou debate nas redes sociais nesta semana.
Como a Raposa está em uma fase muito pior, sem disputar a Libertadores e com contrato assinado em um momento logo após seu retorno da Série B, a diferença é considerada “humilhante”. Mas tem uma explicação.
De acordo com o GE, o Cruzeiro tem contrato com a Betfair que lhe garante R$ 20 milhões por ano, de forma fixa. Mas o contrato pode chegar a R$ 30 milhões, a depender de desempenho nas competições.
Isso a colocaria com uma camisa que vale quase o dobro da do Atlético, não fosse uma peça central na negociação: o dono do time.
Duas fontes do mercado ouvidas pelo Jornal Aqui explicam que o contrato master do Cruzeiro não envolve só a sua camisa, mas também a visibilidade que o dono traz.
Ronaldo é uma celebridade mundial e considerada A List, o que quer dizer que ele tem o mesmo patamar de Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, por exemplo. Ele também é garoto propaganda no mundo todo da Betfair.
E é isso que explica por que o patrocínio do Cruzeiro é tão maior do que o do Atlético.
Em 2012, por exemplo, Ronaldo cobrou R$ 6 milhões da TV Globo só para participar do programa Medida Certa, no Fantástico, e perder 18 dos seus 118 kilos que tinha na ocasião.