Na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, já é possível prever alguns cenários futuros da competição. Embora o Botafogo lidere o campeonato, alguns clubes estão próximos ao primeiro lugar. Da mesma forma que há disputa para vencer o Brasileirão, times também brigam na segunda metade da tabela para não serem rebaixados para a série B sendo que alguns já estão com grande risco de queda.
Para já deixar os torcedores cientes da situação de seus clubes, o Departamento de Matemática da UFMG divulgou um estudo com as chances de título, de classificação para a Copa Libertadores e com os riscos de rebaixamento.
O número que mais assusta uma das torcidas mineiras é o do América. Em 19º lugar na competição, o clube tem 79,4% de risco de disputar a série B no próximo ano. Já a chance de título é zero, e de se classificar para a Libertadores é 0,03%.
Quanto ao Cruzeiro, que retornou à elite do futebol após três anos na segunda divisão, o time celeste está em 12º lugar e tem apenas 15,6% de risco de rebaixamento. Mas as chances de vencer o campeonato ou se classificar para a maior competição sul-americana não agradam os torcedores. São apenas 0,001% de chance de título e 2,0% chance de Libertadores.
O Atlético é o que se sai melhor em relação aos rivais. Embora a chance de título seja de apenas 0,04%, o time mineiro tem 18,7% chance de Libertadores enquanto que o risco de rebaixamento é de 1,3%.