Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 têm início nesta quarta-feira, 28, com uma cerimônia de abertura que promete ser inesquecível. O evento passa pela avenida Champs-Élysées e terá seu encerramento na Place de la Concorde. Após a cerimônia, os atletas brasileiros iniciarão a busca por medalhas no dia seguinte, quinta-feira, 29.
Logo no primeiro dia de competições, o Brasil tem grandes chances de conquistar pódios, especialmente na natação. Com doze nadadores preparados para entrar na água, as expectativas são altas. As primeiras eliminatórias ocorrerão durante a manhã francesa, e as finais serão realizadas no final da tarde e início da noite na Arena La Défense.
Entre os principais destaques está Gabriel Araújo, de 22 anos, da classe S2 (limitações físico-motoras). Escolhido como um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura, ao lado da paulista Beth Gomes, Gabriel competirá nos 100m costas. Outro nome de peso é Carol Santiago, 38, da classe S12 (baixa visão), que disputará os 100m borboleta.
“Vai ser uma correria boa. Um momento único e uma emoção muito grande. Estou mais preparado para nadar do que para a cerimônia [risos]”, comentou Gabriel. Nascido com focomelia, doença que impede a formação de braços e pernas, ele é um exemplo de determinação e superação.
O paulista José Ronaldo, da classe S1 (limitações físico-motoras), é o único brasileiro que competirá em uma final direta. Ele tentará subir ao pódio nos 100m costas às 12h50. Além dele, o ciclista goiano Carlos Alberto Soares competirá na prova de perseguição 3000m da classe C1 (bicicletas convencionais) e também pode alcançar um lugar no pódio.
Muitos outros atletas brasileiros também têm possibilidade de brilhar nas competições. Entre eles está Maria Eduarda Stumpf, lutadora de taekwondo na categoria até 52 kg, representando mais uma esperança de medalha para o Brasil.
Além da natação e do ciclismo, o Brasil estará bem representado em várias outras modalidades. Embora algumas delas não tenham disputas por medalhas no primeiro dia, a participação dos atletas brasileiros é fundamental. Entre essas modalidades estão:
A participação em tantos esportes expressa a diversidade e a força do esporte paralímpico brasileiro, além de trazer visibilidade e inspiração para milhões de pessoas.
Abaixo, confira a agenda completa dos atletas brasileiros no primeiro dia de competições: