Animal estava em festival para venda de cana-de-açúcar; cuidador pode enfrentar prisão
Um elefante chamado Plai Khun Thong, de 10 anos, derrubou cinco pessoas ao se assustar com o barulho de fogos de artifício durante um festival na província de Nong Bua Lamphu, na Tailândia. O incidente aconteceu em 18 de janeiro, enquanto o animal estava no local com seu cuidador para vender cana-de-açúcar aos visitantes, segundo o Daily Mail.
Plai Khun Thong foi levado a um parque de diversões onde ocorria o evento, mas entrou em pânico devido ao som dos fogos. Descontrolado, o elefante atingiu cinco pessoas que estavam próximas. Relatos iniciais apontam que as vítimas sofreram apenas ferimentos leves.
Entre os feridos estava Yanee, de 51 anos, que caminhava com o neto no momento do incidente. “Ouvi gritos atrás de mim e, quando me virei, o elefante já estava correndo em minha direção”, disse ela. Yanee caiu e torceu o tornozelo, mas seu neto não se feriu. “Tivemos sorte de não sermos esmagados”, contou.
Leia também:
Após o ocorrido, o governador de Nong Bua Lamphu, Surasak Aksornkul, ordenou assistência imediata às vítimas. Todas as pessoas feridas foram atendidas no hospital local e liberadas em seguida. Confira o momento do incidente no vídeo abaixo:
As vítimas do incidente pretendem registrar uma queixa contra o dono do elefante para impedir que ele traga o animal a futuras feiras. O cuidador de Plai Khun Thong admitiu não ter solicitado autorização para transportar o elefante até o evento, o que levou à sua detenção pelas autoridades.
De acordo com a legislação tailandesa, movimentar elefantes sem permissão é uma infração grave. O cuidador pode ser condenado a até um ano de prisão e a pagar uma multa de 477 libras (cerca de R$ 3.500).