Hampstead Heath, parque no norte de Londres, foi o local escolhido para os gritos | Google Maps
Em Hampstead Heath, parque localizado no norte de Londres, Inglaterra, dezenas de jovens se reuniram neste domingo (19) para gritar e deixar de lado o estresse. O “Scream Squad” (Esquadrão do Grito), evento coletivo organizado pela criadora de conteúdo Mona Sharif, foi inspirado em movimentos que já acontecem nos Estados Unidos.
Leia também:
A ideia da “terapia” surgiu depois que Mona assistiu a vídeos no TikTok de atividades semelhantes nos EUA.
À agência France Presse ela contou ter pensado que o evento, dada a sua natureza engraçada e pouco convencional, poderia ser facilmente replicado na capital britânica. Após publicar um vídeo também no TikTok sugerindo o encontro, a jovem criou um grupo de bate-papo. Mil pessoas entraram nele em três dias.
Os retornos foram positivos. Mona disse que uma das participantes relatou ter dormido muito bem após o grito catártico. Outra destacou o aspecto comunitário da experiência: como a solidão e a dificuldade de fazer amigos são comuns na cidade, ela decidiu, mesmo sem companhia, integrar o grupo de gritos. Depois, chegou a sair para jantar sozinha.
No domingo, os participantes se concentraram e fizeram uma contagem regressiva antes de soltarem o grito coletivo em direção ao horizonte londrino. Veja o vídeo.