Família encontrou o diamante durante buscas no parque | Reprodução / Arkansas State Parks
Uma família de Oklahoma, nos EUA, teve sorte grande neste mês ao desenterrar um impressionante diamante de quase 3 quilates em um parque estadual do Arkansas. O achado foi feito utilizando apenas ferramentas simples compradas em uma loja de descontos, como um kit de escavação de praia e utensílios de peneiramento de areia.
A joia foi encontrada no Crater of Diamonds State Park, localizado em Murfreesboro, Arkansas. O parque estadual anunciou oficialmente a descoberta dez dias depois, no último dia 23.
O diamante identificado é de cor marrom e pesa 2,79 quilates. Raynae Madison, que fez o achado, expressou surpresa, dizendo que inicialmente pensou que a pedra era “simplesmente legal”, mas confessou que não imaginava que fosse um diamante, por achá-lo “muito grande”.
A família, que veio de Cookson, em Oklahoma, estava visitando o estado para comemorar o aniversário do sobrinho de Madison, William. Em homenagem a ele, Madison decidiu batizar a pedra de “William Diamond”.
Para a aventura de mineração, a família decidiu tentar a sorte na escavação. Eles escolheram uma área no lado norte da zona de busca de diamantes do parque. Eles cavaram alguns baldes de terra e, ao peneirar o material, Madison notou a “pedra incomum e brilhante”.
O Arkansas State Parks não divulgou nem avaliou o preço do diamante. O site do parque informa que o valor exato de muitos diamantes permanece desconhecido até que eles sejam lapidados ou avaliados.
A descoberta ocorre após outros grandes achados no parque, como o de um visitante francês em 2024, que encontrou um diamante de 7,46 quilates e o nomeou de Carine, em homenagem à sua noiva