Mundo

Igreja ‘vira Hogwarts’, faz culto com tema Harry Potter e usa feitiço em pregações

Uma vassoura encostada no altar, chapéus pontudos e uma coruja empalhada compunham a decoração inusitada da Igreja da Ressurreição, em Hamburgo, na Alemanha, durante um culto dominical. A cena, saída do universo de Harry Potter, faz parte de uma estratégia da congregação luterana para reverter a evasão de fiéis: transformar celebrações religiosas em eventos temáticos.

Leia mais

Advertisement
Reprodução/Instagram

Cerca de 160 pessoas participaram do culto, sentadas em longas mesas sob velas suspensas no teto, uma referência direta ao Salão Principal de Hogwarts, escola de bruxaria da saga. O cardápio também seguiu a fantasia: feijõezinhos de chocolate, mini-chapéus feitos de parmesão e cerveja amanteigada sem álcool foram servidos aos presentes.

Segundo o pastor Jonas Goebel, responsável pela iniciativa, a equipe da igreja treinou e cozinhou por semanas até chegar à receita ideal. “Trabalhamos bastante até fazer com que malte e manteiga ficassem, de algum modo, palatáveis”, disse ao jornal Bergedorfer Zeitung.

Reprodução/Instagram

A ambientação se estendeu ao sermão, que usou o feitiço “Expecto Patronum”, símbolo de proteção na história fictícia, como gancho para falar sobre a fé cristã. Goebel traçou um paralelo entre a frase mágica e a oração: “A tradução seria algo como ‘Eu espero por meu protetor’. Poderia ter saído da boca de Jesus. Mas a diferença é clara: para usar magia, é preciso treino; para orar, basta fé”.

Leia também

Não é a primeira vez que a paróquia recorre à cultura pop para lotar os bancos. Em outro culto recente, a igreja adotou a temática de Piratas do Caribe. Fiéis assistiram à celebração sentados em barcos montados no salão.

A tentativa de reinvenção da Igreja da Ressurreição reflete uma crise maior. A Igreja Evangélica da Alemanha (EKD) divulgou em 2023 uma pesquisa alarmante: 56% da população alemã se declara secular ou desinteressada em religião. O estudo, realizado com mais de 5 mil pessoas, mostra que o afastamento da fé atinge todas as denominações, católicos, protestantes e outros grupos religiosos.

MARIA LUÍZA AMORIM MENDES

Advertisement
Publicado por
MARIA LUÍZA AMORIM MENDES
Tags: destaque