Uma mãe e sua filha se reuniram em lágrimas após a menina de seis anos ter desaparecido na floresta canadense por três dias. Oaklynn Schweder, descrita por sua família como autista e não-verbal, desapareceu na última quinta-feira (19) do lado de fora de sua casa na Colúmbia Britânica.
Ela vagou pela floresta sozinha por três dias, desencadeando uma enorme busca que envolveu drones, helicópteros e cães farejadores da polícia tentando localizá-la. Mais de 600 voluntários juntaram-se à polícia, ao Serviço de Vida Selvagem da Colúmbia Britânica e às equipes de Busca e Resgate na procura, de acordo com o jornal local “Prince George Citizen”.
Para alívio da família, Oaklynn foi encontrada no domingo – e sua emocionante reunião com a mãe, Gail Skin, foi capturada em vídeo. Gail e o pai, James Schweder, correram para a floresta antes de a mãe pegar Oaklynn em seus braços, gritando e chorando “menina”.
Oaklynn foi envolta em um cobertor por voluntários de busca que aplaudiram ao encontrá-la e confortaram seus pais. Ela não parecia ter ferimentos visíveis, mas foi levada para o Hospital Burns Lake para exames adicionais.
Um porta-voz da Polícia Montada Real Canadense declarou: “Ela foi encontrada em uma área florestada previamente pesquisada entre sua residência e o escritório da banda, fazendo com que os buscadores acreditassem que ela estava se movendo durante o tempo em que esteve desaparecida. Este é o resultado que todos esperávamos. Ela esteve desaparecida por vários dias, mas todos os que procuravam permaneceram dedicados a trazê-la para casa em segurança.”
A família de Oaklynn relatou que ela gosta de rastejar em pequenos espaços, apoiando a teoria de que a jovem se moveu durante o período em que esteve desaparecida na floresta. Ambos os pais expressaram alegria e alívio pelo retorno seguro da filha, com o pai James dizendo: “Oh meu Deus, eu não posso acreditar, temos nossa filha em casa sã e salva agora, estou tão feliz.”
A mãe, Gail, disse: “Estou sentada olhando para a minha menina, vendo-a dormir e estou tão grata que ela está aqui ao meu lado. Obrigada novamente a todos que ajudaram de alguma forma a trazer minha menina de volta para casa.”
Oaklynn, que completará sete anos em 30 de setembro de 2024, terá a “maior festa de aniversário” para celebrar seu resgate, acrescentou Gail. A comunidade local e a família Schweder continuam a expressar gratidão aos que participaram das buscas e ajudaram a reunir Oaklynn com segurança à sua família.