"Descoberta" da criança assustou os pais | Reprodução/Facebook
Um menino de apenas 3 anos surpreendeu os pais ao localizar uma granada da Segunda Guerra Mundial no quintal da residência da família, em uma pequena cidade do estado Washington, nos Estados Unidos. As autoridades foram acionadas na noite de segunda-feira (29), e confirmaram que o artefato estava ativo quando foi encontrado.
Leia também:
Enquanto aguardavam os agentes, os pais colocaram a granada em um galpão afastado da casa. Equipes da Patrulha Estadual de Washington e do esquadrão antibombas chegaram ao local pouco depois. Após inspeção, os técnicos confirmaram que o dispositivo ainda estava funcional e o transportaram para uma área rural ao norte da cidade, onde foi destruído com segurança.
Em comunicado publicado nas redes sociais, o escritório do xerife informou que o artefato, embora remanescente da Segunda Guerra, permaneceu exposto por muitos anos. Ainda não se sabe como chegou ao quintal da casa nem há quanto tempo estava ali. O porta-voz do xerife, Kyle Foreman, acrescentou que a região já contou com duas bases militares na época da Segunda Guerra Mundial, o que ajuda a justificar a presença do objeto.
O comandante Clifford Pratt explicou que o dispositivo não era exatamente militar, mas um artefato improvisado inserido dentro do corpo da granada. “Eles realmente não têm nenhum controle de qualidade. Consideramos extremamente voláteis porque só conseguimos descobrir o que há dentro depois de usar o traje de proteção, fazer raio-x e analisar. Até lá, é sempre um risco”, afirmou.