x

Mundo

Menino de 7 anos tem 526 dentes arrancados de tumor raro na boca

Criança teve odontoma composto complexo, tumor benigno caracterizado pela formação de tecidos dentários

mm

Publicado

em

Raio x mostram 526 dentes na boca de criança
Exame de imagem mostra má-formação na dentição de criança com odontoma composto (Saveetha Dental College and Hospital/Divulgação)

Um caso raro chamou a atenção da comunidade médica na Índia. Um menino de 7 anos precisou passar por uma cirurgia após exames indicarem um tumor benigno na mandíbula contendo 526 estruturas semelhantes a dentes.

Caso aconteceu em 2019, mas só foi revelado agora após uma série de estudos sobre o caso.

Leia mais:

Descoberta dos ‘dentes’

A criança havia sido levada ao Saveetha Dental College and Hospital, em Chennai, depois que os pais notaram um inchaço no lado direito da mandíbula e a ausência de erupção dos dentes permanentes. Exames de imagem confirmaram, então, a presença de uma lesão incomum, que pesava quase 200 gramas.

O diagnóstico foi de odontoma composto complexo, um tipo de tumor benigno caracterizado pela formação de tecidos dentários. Segundo os especialistas, a massa encontrada no garoto lembrava “pérolas dentro de uma ostra”. A remoção durou cerca de cinco horas, com os cirurgiões retirando dentes que variavam de 1 mm a 15 mm.

O que é um odontoma composto complexo?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o odontoma é um tumor benigno que geralmente afeta crianças. Sua causa exata ainda não é conhecida, mas há teorias que associam a condição a traumas nos dentes de leite, inflamações ou fatores genéticos.

Na maioria dos casos, o problema é detectado por meio de exames de imagem de rotina. No caso do menino indiano, o atraso dos dentes que não caiam e o inchaço foram os primeiros sintomas.