Mundo
Mulher abandona recém-nascido na rua após parto escondido em festa
Durante festividade, suspeita alegou que estava menstruada para ter o bebê sozinha
Durante o tradicional Festival Songkran, festa de rua que celebra o Ano Novo tailandês, uma mulher de 27 anos deu à luz sozinha na rua e abandonou o bebê logo após o parto, em Bangcoc. O caso ocorreu no último dia 13 de abril e está sendo investigado pelas autoridades locais.
Leia mais:
- Bebê nasce com 6,266 kg e se torna maior recém-nascido de hospital em MG
- Casal mata adolescente grávida para roubar bebê e tenta registrar recém-nascido
- Recém-nascido morre em acidente após carro dos pais rodopiar em pista molhada
Como aconteceu?
Identificada pela polícia como Piyathida, a mulher teria escondido a gravidez dos amigos e familiares. No dia dos fatos, então, ela participava da festa acompanhada de amigos quando começou a ter sangramento. Alegando estar menstruada, a mulher se afastou do grupo e se dirigiu até a frente de um carro estacionado, onde acabou dando à luz sozinha.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Piyathida se agacha próximo ao veículo e, em seguida, deixa o recém-nascido entre vasos de plantas antes de se afastar. Minutos depois, pessoas que passavam pela área acionaram os serviços de emergência.
Paramédicos encontraram o bebê ainda com vida, mas a criança não resistiu após ser levada a um hospital da região.
Sobre a suspeita
Inicialmente, Piyathida negou ser a mãe da criança. Segundo informações da polícia, ela apresentava sinais de embriaguez no momento da abordagem. Mais tarde, admitiu ter dado à luz e abandonado o bebê. Ela também precisou ser hospitalizada devido à perda excessiva de sangue.
De acordo com o superintendente Phuwadon Aoonpho, da Delegacia de Polícia de Don Mueang, a mulher será formalmente acusada pela morte do bebê. Ainda segundo a imprensa local, Piyathida já é mãe de dois filhos, de relacionamentos anteriores.
Direitos reprodutivos na Tailândia
Apesar da lei permitir direitos plenos de aborto até a 20ª semana de gravidez na Tailândia, o acesso por meio de serviços hospitalares públicos ainda é limitado.