Mundo

Mulher desloca o pescoço ao bocejar e quase morre durante emergência médica

A britânica Hayley Black, de 36 anos, deslocou duas vértebras cervicais após um bocejo em 2016 e precisou passar por uma cirurgia de emergência. O episódio, que a deixou temporariamente paralisada, foi relembrado recentemente por ela em um vídeo publicado nas redes sociais.

@ourlifewithlottie #stitch with @Star ⭐️ ♬ original sound – Ourlifewithlottie

Segundo Hayley, o bocejo seguido do espreguiçar provocou uma sensação de choque e a paralisação do lado direito do corpo. Os primeiros exames não apontaram alterações, mas avaliações posteriores mostraram que as vértebras cervicais C6 e C7 – localizadas na região do pescoço e responsáveis por parte dos movimentos da cabeça e do tronco superior – haviam se deslocado com a força do gesto e pressionado a medula.

Advertisement

“Vi minha filha recém-nascida bocejando e fiz instintivamente o mesmo. Senti uma sensação de choque ao percorrer metade do meu corpo e percebi que algo estava terrivelmente errado”, contou.

A paciente foi submetida a uma cirurgia de alto risco, que tinha 50% de chance de morte e possibilidade de sequelas permanentes. O procedimento foi bem-sucedido e ela recuperou os movimentos, mas o processo de reabilitação foi longo. 

A britânica precisou reaprender a andar e passou meses em cadeira de rodas e, nesse período, recebeu ainda o diagnóstico de fibromialgia, condição crônica marcada por dores generalizadas, fadiga e dificuldade de concentração.

“Meu marido se tornou praticamente meu cuidador da noite para o dia. Foi muito difícil, chegamos a perder nossa casa. Ainda hoje tenho dores intensas, mas agradeço por estar viva e perto dos meus filhos”, afirmou.

Leia também:

Maria Clara Landim

Jornalista formada pela PUC Minas, com experiência em fotojornalismo, assessoria de imprensa e jornalismo digital. Já atuou nas redes sociais e na redação da Rádio Itatiaia e como pesquisadora na Comunidade Quilombola de Pinhões. Atualmente, é repórter e redatora nos portais Sou BH e Aqui.

Advertisement