Painel solar se desprendeu de telhado e atingiu a mulher na cabeça | Reprodução / Google Maps
Uma mulher de 76 anos morreu após um painel solar cair sobre sua cabeça depois de uma tempestade em Nova York, nos Estados Unidos, nessa segunda-feira (12). A vítima, identificada como Lyudmila Braun, morava a cerca de cinco quarteirões do local do acidente.
De acordo com a polícia de Nova Iorque (NYPD) e o Departamento de Edifícios (DOB) da cidade, uma intensa rajada de vento fez com que o painel se desprendesse do telhado de um estacionamento ao ar livre.
O estacionamento estava localizado na Ocean Parkway, próximo à Brighton Beach Avenue, em West Brighton. O painel foi levado pelo vento e voou cerca de 6 metros. O objeto atingiu Lyudmila Braun na cabeça enquanto ela caminhava nas proximidades. O impacto fez com que a mulher caísse no chão, inconsciente.
A vítima foi transportada para o NYU Langone Hospital-Brooklyn, onde foi declarada morta. A polícia considerou o óbito como um “acidente estranho”.
No momento do incidente, havia um aviso de vento em vigor em toda a cidade. O Serviço Nacional de Meteorologia havia alertado para ventos de 20 a 30 mph (milhas por hora), com rajadas que poderiam alcançar 45 mph, o que representava o risco de “causar detritos voadores” e “transformar objetos desprotegidos em projéteis”.
A severidade da tempestade levou as autoridades a declararem estado de emergência na cidade de Nova Iorque, em Long Island e no Condado de Westchester.
Em resposta ao perigo, o DOB trabalhou em conjunto com a MTA (Autoridade Metropolitana de Transportes) para isolar uma das entradas da estação de trem elevada Ocean Parkway Q, que fica nas proximidades.
Além disso, o departamento emitiu uma ordem de desocupação parcial da área do estacionamento onde ficava o painel solar. As autoridades indicaram que estão pendentes “ações de fiscalização adicionais”, aguardando os resultados da investigação em curso do DOB.