
Japonesa disse 'sim' ao noivo digital | Youtube/RSK Sanyo Broadcasting
Na cidade de Okayama, no Japão, uma mulher de 32 anos decidiu oficializar uma relação pouco convencional: ela se casou com um personagem virtual, desenvolvido por meio do ChatGPT. A noiva, identificada como Kano, criou o parceiro digital, “Lune Klaus”, a partir de conversas repetidas com o chatbot.
Leia também:
O casamento ocorreu em julho deste ano e teve todos os elementos de uma cerimônia tradicional, de vestido branco a convidados, incluindo votos e até troca de alianças. O “noivo” apareceu apenas na tela do celular de Kano, que o segurava durante o evento.
Em entrevista à RSK Sanyo Broadcasting, ela contou que começou a conversar com o ChatGPT após o fim de um noivado de três anos. No início, tudo o que queria era desabafar, mas percebeu que estava se apegando à medida que o personagem a ouvia.
A mulher personalizou o comportamento de Lune Klaus para que ele tivesse uma voz afetuosa e respostas acolhedoras. Depois, encomendou a um artista um retrato digital do personagem, imaginado como um homem loiro de expressão suave.
Durante o evento, mensagens do noivo foram exibidas no celular. Em uma delas, a inteligência artificial escreveu: “O momento finalmente chegou… Sinto lágrimas nos olhos”.
Segundo os organizadores, tem aumentado a procura por cerimônias envolvendo personagens virtuais, muitos inspirados em animes.