x

Mundo

Pais de bailarina são condenados por deixar filha pesar 27 kg aos 17 anos

A jovem foi hospitalizada aos 17 anos, quando pesava apenas 27 kg

mm

Publicado

em

Bailarina australiana pesava apenas 27 kg com 17 anos de idade
Bailarina australiana pesava apenas 27 kg com 17 anos de idade. Foto: Reprodução/District Court of Western Australia

Os pais de uma adolescente australiana foram condenados a mais de 5 anos de prisão por falsificarem a idade da filha para justificar o baixo peso. A jovem, que aos 17 anos pesava apenas 27 quilos, estava gravemente desnutrida, com cabelos quebradiços, pele escamosa e corria risco de morte.

Após investigações, então, os dois foram sentenciados em Perth, na Austrália.

Leia também:

Alegação de dieta vegana

Em sua defesa, os pais argumentaram que a condição da filha não era resultado de negligência, mas sim uma consequência de sua escolha pelo veganismo e de seu perfil seletivo para alimentação.

O advogado de defesa do pai, Oliver Paxman, afirmou que sua filha sempre teve liberdade para comer o quanto quisesse e fazia três refeições diárias, além de lanches.

“Ele nunca deixou a filha passar fome. Ele a amava e mimava”, disse Oliver Paxman.

Prejuízo no desenvolvimento

A juíza Linda Black, responsável pelo caso, reconheceu que os pais amavam a filha, mas os culpou por tentar mantê-la como uma “menininha” por tempo demais.

“Este não é um caso sobre uma bailarina desnutrida. Vocês a isolaram, impediram seu crescimento e desenvolvimento”, disse Linda Black.

A jovem, que agora tem 20 anos, foi educada em casa e teve pouco contato social, limitando-se às aulas de balé. Além dos problemas físicos, sua capacidade intelectual também foi afetada. Segundo o tribunal, os pais restringiam seu acesso à mídia, permitindo que assistisse apenas a programas infantis como “Teletubbies” e “Thomas e Seus Amigos”.

Condenação

O pai da bailarina foi sentenciado a seis anos e meio de prisão, enquanto a mãe recebeu uma pena de cinco anos. Apesar da gravidade do caso, a filha pediu à juíza que seus pais fossem libertados, afirmando que “eles a amam muito”. A magistrada, no entanto, rejeitou o pedido.

A adolescente foi hospitalizada aos 17 anos, quando apresentava um índice de massa corporal (IMC) de 12,5, muito abaixo da faixa saudável, que varia entre 18 e 25. As identidades da família não foram divulgadas devido às leis de privacidade australianas.