Mundo

Presidente da Rússia alerta para ataque nuclear

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, lançou um novo alerta ao Ocidente nesta quarta-feira (25), afirmando que o país poderá recorrer ao uso de armas nucleares caso seja atingido por mísseis nucleares.

A declaração veio em meio a um endurecimento da doutrina nuclear russa, que agora considera qualquer ataque contra a Rússia, apoiado por uma potência nuclear, como uma agressão conjunta.

Advertisement

Durante a abertura de uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, Putin explicou que a revisão da política nuclear russa é uma resposta às recentes discussões dos Estados Unidos e do Reino Unido sobre o possível fornecimento de mísseis nucleares à Ucrânia, que poderiam ser usados ​​contra o território russo.

O líder russo, de 71 anos, destacou que o cenário global em rápida transformação trouxe novos riscos à segurança da Rússia. “Propõe-se que uma agressão contra a Rússia por qualquer Estado não nuclear, mas com a participação ou apoio de um Estado nuclear, seja considerada como um ataque conjunto à Federação Russa”, declarou Putin.

Escalada de confiança e riscos globais


A mudança na doutrina nuclear russa reflete a crescente tensão entre Moscou e o Ocidente, especialmente no meio do conflito na Ucrânia. A possibilidade de uma resposta nuclear a ataques aparentemente marca um novo estágio na postura defensiva da Rússia, elevando os riscos de uma escalada militar.

Marcos Amaral

Advertisement