Mundo
Sobe para mais de mil mortos em terremoto no Afeganistão
Terremoto no leste do Afeganistão deixa 3.200 feridos, vilas destruídas e provoca apelo internacional por ajuda
Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o leste do Afeganistão na madrugada de segunda-feira (1º), resultando em pelo menos 1.124 mortos e 3.200 feridos, segundo informações das autoridades locais.
O epicentro foi registrado na província de Kunar, onde várias vilas foram atingidas. Segundo informações divulgadas pelo grupo fundamentalista que governa o país desde 2021, o Talibã, o tremor principal foi seguido por outros cinco abalos sísmicos na região, que é frequentemente atingida por terremotos.
Leia também:
- Mulher é presa por levar filha de 2 anos dentro de mala em viagem
- Homem morre após ser esmagado pela companheira
- Homem se despe em aeroporto e é retirado pela polícia
A maioria das estradas que levam às áreas mais afetadas foi danificada e, segundo o governo do afegão, apenas quatro helicópteros estão em operação no transporte de feridos para hospitais próximos, devido à precariedade da infraestrutura para a realização do resgate.
O tremor também foi sentido em Islamabad, no Paquistão, e em Nova Délhi, capital da Índia. Este já é considerado o terremoto mais mortal no Afeganistão desde 2022, quando mais de mil pessoas morreram em outro abalo sísmico.
O Talibã também fez um apelo à comunidade internacional em busca de ajuda humanitária para intensificar as operações de resgate e atender os sobreviventes.