As tumbas foram encontradas mais de um século desde a última descoberta (Foto: Egyptian Ministry of Antiquities/Reprodução)
Pesquisadores britânicos fizeram uma descoberta histórica no Egito: o túmulo do faraó Tutemés II, que teria governado entre 1493 e 1479 a.C.. Está é a primeira tumba encontrada desde a de Tutancâmon, descoberta em 1922.
Em entrevista a BBC News, Piers Litherland, líder da expedição, explicou que sua equipe encontrou uma escadaria subterrânea que levava até um corredor repleto de destroços. Após meses de limpezas e um trabalho árduo, a equipe de Litherland encontrou a tumba.
O teto azul com imagens estreladas e o Amduat, texto fúnebre sobre Rá, foram os principais elementos que auxiliaram na classificação da descoberta como sendo de fato um túmulo faraônico. “Parte do teto ainda estava intacta: um teto pintado de azul com estrelas amarelas. E tetos pintados de azul com estrelas amarelas são encontrados apenas em tumbas de reis”, disse Piers à BBC.
Leia também
A parceria entre a fundação de pesquisa britânica New Kingdom, o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito e a Universidade de Cambridge resultou nessa importante descoberta.
Durante a análise de fragmentos de calcário encontrados no local, a equipe identificou minerais de cálcio contendo os nomes de Tutemés II e de sua esposa, Hatshepsut, que também exerceu o governo no Egito. Ambos são antepassados de Tutemés III.