x

Notícias

12 alunos são expulsos de faculdade após apologia ao estupro

Faculdade expulsa 12 alunos de Medicina após cantos e faixa com conteúdo misógino em torneio universitário em São Paulo

Publicado

em

Grupo de estudantes vestindo camisetas amarelas posa para foto em quadra esportiva, com alguns participantes sobre os ombros de colegas. Ao fundo, faixa amarela exibe frase ofensiva com conotação violenta. Rosto dos envolvidos aparece desfocado. Cena está relacionada a caso de apologia ao estupro em evento universitário.
O caso aconteceu durante jogos universitários em março (Foto: reprodução/X)

A Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, expulsou 12 estudantes do curso de Medicina após cantos e a exibição de uma faixa com conteúdo que exaltava o estupro durante uma competição esportiva universitária. O caso aconteceu em 15 de março, durante o torneio Intercalo, voltado para calouros. A decisão foi anunciada na noite de segunda-feira (28), quase um mês e meio após o episódio.

Outros 11 alunos também foram punidos com suspensões e sanções disciplinares. O grupo participava do evento como parte da atlética da instituição, que agora está interditada por tempo indeterminado. A direção da faculdade também comunicou o caso ao Ministério Público e à Polícia Civil.

Imagens divulgadas nas redes sociais revelaram os estudantes segurando uma faixa com frases ofensivas e misóginas, parte de um antigo hino da atlética, vetado desde 2017 por seu teor violento e sexualmente abusivo.

A sindicância aberta em 21 de março concluiu que os envolvidos cometeram atos machistas, agressivos e incompatíveis com o ambiente acadêmico. A instituição não revelou os nomes dos punidos, o que impediu o contato com a defesa dos estudantes expulsos ou suspensos.

O Coletivo Francisca, formado por alunas e ex-alunas da faculdade, denunciou o episódio e cobrou providências imediatas. O grupo já vinha criticando a manutenção de práticas violentas por parte da atlética, especialmente a manutenção de cantos ofensivos e machistas.

Em nota oficial, a Santa Marcelina declarou que reafirma seu compromisso com a ética, a dignidade acadêmica e o cumprimento da lei. A atlética permanecerá suspensa até nova deliberação.

Veja o comunicado oficial: