Suplementos interditados pela Anvisa estavam sendo fabricados sem controle sanitário adequado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta semana a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os suplementos alimentares produzidos pela empresa Ervas Brasillis Produtos Naturais. A decisão foi tomada após uma fiscalização constatar que os produtos eram fabricados em um local sem licença sanitária e em condições consideradas insalubres pelos agentes reguladores.
Leia também:
A lista de produtos interditados inclui suplementos bastante populares entre praticantes de atividades físicas, como diversos tipos de creatina, além de cápsulas com alegações voltadas à melhora da performance sexual, como o “Tadala Natural”, uma referência à tadalafila, princípio ativo utilizado no tratamento de disfunção erétil.
Além disso, a Anvisa alertou para o uso indiscriminado de tadalafila, cujo consumo sem prescrição pode trazer sérios riscos à saúde, incluindo efeitos cardiovasculares.
Entre as marcas afetadas pela proibição estão Turbo Black Vitamin, NB Nutrition, Natuforme, Ozonlife, Max Force e Vitacorpus. A agência determinou que todos os lotes dos produtos sejam retirados do mercado e apreendidos, inclusive aqueles já em circulação em lojas físicas e e-commerces.
A Anvisa reforça que o consumo de produtos sem registro ou controle sanitário pode representar sérios riscos à saúde, uma vez que não há garantia de qualidade, composição segura, ou eficácia. Consumidores que adquiriram qualquer item da lista devem interromper o uso imediatamente e entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor.