Ciência
Asteroide potencialmente perigoso se aproxima da Terra nesta quarta (26)
Asteroide 2014 TN17 fez sua passagem mais próxima a Terra em 300 anos. Seu tamanho pode ser comparado a Basílica da Sagrada Família
O asteroide 2014 TN17, classificado como “potencialmente perigoso”, passou próximo ao planeta Terra na manhã desta quarta-feira (26).
Com um tamanho entre 130 e 290 metros de diâmetro, o asteroide passou cerca de 5 milhões de quilômetros da Terra. Apesar da classificação, não existe risco de que o objeto colida com o planeta. A NASA considera potencialmente perigosos os corpos celestes com mais de 140 metros de diâmetro que chegam a 7,5 milhões de quilômetros ou menos da órbita da Terra.
Embora a agência espacial não preveja uma colisão no caso do 2014 TN17, um asteroide com características semelhantes poderia causar grandes danos se atingisse a Terra.
Leia mais
- Criança de 2 anos é picada por escorpião e morre no interior de Minas
- Professor procurado por estupro de alunas é preso em BH
- Morre Fuad Noman, prefeito reeleito de BH, aos 77 anos
Asteroides com cerca de 140 metros colidem com nosso planeta aproximadamente a cada 20.000 anos, formando crateras de um a dois quilômetros de diâmetro. Um impacto desse porte poderia resultar em mortes em áreas metropolitanas e até em estados inteiros, dependendo do ponto de impacto.