Mundo
Cardeais definem quando conclave irá eleger novo papa; confira data
Apesar dos últimos dois conclaves durarem apenas dois dias, cardeais imaginam que assembleia será mais longa desta vez
A partir de quarta-feira que vem, 7 de maio, o Colégio Cardinalício inicia o conclave para definir qual cardeal será o novo líder da Igreja Católica. Desde a morte do papa Francisco, a data vem sendo discutida entre os cardeais responsáveis.
Mesmo faltando alguns dias para a assembleia que irá eleger o novo papa, o lugar onde os conclaves são realizados já foi fechado. A Capela Sistina está sendo preparada, então, para receber a votação.
Leia também:
- Vaticano divulga projeto do túmulo de Francisco em Roma; confira
- Papa pode ser qualquer católico? Veja quem entra na disputa pelo Vaticano
- Veja quem são os cardeais mais cotados para substituir o Papa Francisco
Quanto tempo dura um conclave?
Apesar dos últimos dois conclaves durarem apenas dois dias, em 2005 e 2013, o cardeal sueco Anders Arborelius afirmou que espera uma assembleia mais longa desta vez. Isso porque muitos cardeais nomeados por Francisco ainda não se conhecem.
Inclusive, cerca de 80% dos cardeais participantes do conclave foram nomeados pelo papa Francisco. Alguns deles representam lugares inéditos no conclave, como Mianmar, Haiti e Ruanda.
Especulações sobre o próximo papa
A morte do papa Francisco e a procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, que reuniu mais de 400 mil pessoas em Roma, reforçaram a popularidade do pontífice e geraram especulações sobre o seu sucessor.
Para o cardeal alemão Walter Kasper, a presença massiva nas cerimônias é um sinal claro de que os fiéis desejam a continuidade do projeto reformista iniciado por Francisco. “O povo de Deus votou com os pés”, afirmou Kasper, de 92 anos, ao jornal La Repubblica.
Papado de Francisco
Primeiro papa latino-americano, Francisco abriu espaço para discussões internas sobre temas como a ordenação de mulheres e a inclusão de católicos LGBTQIAPN+. Apesar disso, a ala conservadora já se mobiliza para eleger um sucessor mais alinhado a uma visão tradicionalista da Igreja.