Notícias
Cemitério envia corpo para cremação por engano
O corpo de Odair dos Santos, de 58 anos, foi cremado por engano no Cemitério São Pedro, na zona leste da capital paulista, após ter sido sepultado no mesmo local há mais de três anos.
O erro ocorreu durante uma exumação solicitada pela própria família, que pretendia transferir os restos mortais para outro jazigo.
O sepultamento havia ocorrido em 22 de janeiro de 2022. A exumação foi autorizada para o dia 30 de abril deste ano, mas, por uma falha na identificação interna, os restos mortais de Santos foram encaminhados à cremação.
- Crânio de mulher que morreu em 2001 é furtado em cemitério de MG
- Casal é preso após ter relações sexuais em cemitério histórico de 1850
- Códigos “misteriosos” aparecem em três cemitérios de cidade e intrigam polícia
A informação foi confirmada pela concessionária Velar, responsável pela gestão do cemitério por meio de contrato com a Prefeitura de São Paulo. Em nota enviada ao portal Metrópoles e reproduzida por outros veículos, a empresa afirmou que procurou a família tão logo teve conhecimento do erro e entregou as cinzas posteriormente.
Falha operacional
A Velar reconheceu que houve erro humano e disse que “ampliou o rigor dos protocolos operacionais e processos internos” para evitar a repetição do ocorrido. A empresa também afirmou estar à disposição das autoridades competentes para colaborar com eventuais investigações.
A concessionária não detalhou como se deu a falha que levou à cremação equivocada, mas se comprometeu a devolver todos os valores cobrados pelos procedimentos funerários.
- Espada de 1.500 anos é encontrada em cemitério medieval
- Homem invade cemitério, furta ossada e guarda restos mortais em casa em MG
- Homem é preso após vandalizar cemitério em Divinópolis
Reuniões com os familiares ocorreram após o incidente, mas, segundo a empresa, não houve consenso sobre os encaminhamentos após o ocorrido.
Investigação da prefeitura
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos (SP Regula), informou que um procedimento interno foi aberto para apurar as circunstâncias do erro e avaliar eventuais responsabilizações da concessionária.
A agência afirmou que lamenta o ocorrido, mas disse não haver, até o momento, registro de reclamações formais feitas pela família nos canais oficiais.