x

Mundo

Como funciona a técnica de embalsamento do corpo do Papa Francisco

Técnica de embalsamamento mantém corpo preservado para visitação pública

Publicado

em

Papa Francisco aparece sentado em um veículo papal ao ar livre, vestindo batina branca e solidéu. Ao seu lado, um religioso de batina preta. Ao fundo, uma multidão fotografa e observa a cena, evidenciando um momento público e solene no Vaticano, com clima de respeito e atenção.
Corpo ficará exposto até sábado, quando acontecerá o funeral (Foto: pixabay)

O papa Francisco morreu na segunda-feira, 21, aos 88 anos. O corpo do líder da Igreja Católica permanecerá em velório até sábado, 26, quando ocorrerá o funeral. O Vaticano já iniciou o processo de exposição do corpo na Basílica de São Pedro, onde milhares de fiéis devem passar para prestar as últimas homenagens.

Para preservar o corpo durante os dias de velório, a Igreja usa um método moderno de embalsamamento, em prática desde 1914. Segundo o anatomista Nikola Tomov, da Universidade de Berna, o procedimento começou com o papa Pio X e visa manter o corpo visivelmente intacto durante a exposição pública.

A técnica envolve a abertura das veias do pescoço ou da virilha para drenagem total do sangue, substituído por uma mistura química composta de formol, álcool, água e corantes. A substância interrompe o processo natural de decomposição, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Leia mais

O corpo de Francisco chegou à Basílica de São Pedro nesta quarta-feira, 23, por volta das 4h da manhã (horário de Brasília). Fiéis poderão visitá-lo até sexta-feira, 25, nos seguintes horários:

  • Quarta-feira (23): das 11h às 0h (6h às 19h de Brasília)
  • Quinta-feira (24): das 7h às 0h (1h às 19h de Brasília)
  • Sexta-feira (25): das 7h às 19h (1h às 14h de Brasília)

O funeral do papa está marcado para sábado, 26, com cerimônia no Vaticano e presença de chefes de Estado e líderes religiosos do mundo todo.