Cidades

COVID-19: Crianças de regiões precárias de moradia lideram internações em hospitais de BH

mm

Publicado

em

Estudo aponta que imunização de crianças, especialmente, de regiões de vulnerabilidade social é importante. Foto: Reprodução PBH

Os dados analisados pelos pesquisadores fazem parte da nova edição do InfoCOVID produzido pelo Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte em parceria com a Secretaria Municipal da Prefeitura de BH. Segundo o estudo, os locais de maior concentração de internações de crianças que tiveram COVID-19, na faixa etária de 0 a 11 anos de idade em Belo Horizonte, desde o início da pandemia, são às áreas de maior vulnerabilidade social (moradias em situação precária ou sem ou pouco acesso ao saneamento básico) como nos bairros e regiões: Ribeiro de Abreu (regional Nordeste), Pedreira Prado Lopes (regional Noroeste), Alto Vera Cruz (regional Leste), Aglomerado da Serra (regional Centro Sul), Morro das Pedras e Cabana Pai Tomás (regional Oeste) e Distrito Industrial do Jatobá (regional Barreiro).

Os pesquisadores apontam, ainda, que, segundo o gráfico abaixo do InfoCOVID, a quantidade de internações por COVID-19 entre crianças de 0 e jovens de 19 anos aumentou, principalmente, a partir de setembro de 2021.

Internação de crianças em BH


Os especialistas, que fazem parte do estudo, recomendam um cuidado maior com as crianças que vivem nessas áreas de maior vulnerabilidade social e reforçam a necessidade de campanhas de vacinação infantil.

Vacinação infantil em BH

De acordo com informações do InfoCOVID, depois de autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dos estudos comprovados sobre a segurança e a eficácia da vacina para crianças, dados de uma pesquisa realizada pela Fiocruz demonstram que, ainda, 12,8% de pais de crianças entre 5 e 11 anos têm dúvida se devem ou não vacinar seus filhos. No entanto, há, segundo os pesquisadores, um esforço para orientar quanto à importância da imunização, por isso, estão sendo realizadas visitas dos agentes comunitários de saúde de equipes de Saúde da Família nas casas de moradores de Belo Horizonte. O objetivo é orientar os responsáveis e explicar que, comprovadamente, crianças e adolescentes não estão imunes ao coronavírus e suas variações, ou seja, há necessidade de vacinação para se evitar a doença ou diminuir o agravamento dela, que geralmente provoca necessidade de internação hospitalar, por exemplo.

Atualmente, a vacinação é disponibilizada em Belo Horizonte para toda a população com idade de cinco anos ou mais. Para serem vacinadas, as crianças precisam apresentar o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Quer saber onde vacinar as crianças em BH? Clique aqui

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.