Sarah Raissa Pereira de Castro morreu após cumprir 'desafio do desodorante' (Reprodução/Redes sociais)
Uma criança de 8 anos morreu após inalar desodorante aerossol para cumprir um “desafio” da internet, nesse domingo (13). A morte foi confirmada pelo Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Distrito Federal.
De acordo com uma parente da criança, o “desafio” é uma espécie de jogo online que consiste em inalar desodorante spray pelo máximo de tempo possível. Para confirmar o ato, as crianças e adolescentes são incentivadas a filmarem a ação e publicarem o desafio nas redes sociais.
Leia também:
Conforme a Polícia Civil (PC), Sarah Raissa Pereira de Castro deu entrada no hospital público na última quinta-feira (10), com uma parada cardiorrespiratória após participar do “desafio”. Ela foi reanimada por 60 minutos, mas não reagiu à ação e teve morte cerebral confirmada no mesmo dia.
Conforme especialistas, o desodorante possui alto teor de etanol (álcool), e por isso, consegue penetrar rapidamente nos brônquios, comprometendo a oxigenação. Composto por partículas sólidas e líquidas suspensas no ar a partir do lançamento de um gás por um spray, o aerossol pode causar sérios danos à saúde se for inalado.
De acordo com a Polícia Civil, a instituição vai apurar as circunstâncias da morte de Sarah para esclarecer como a criança teve acesso ao “desafio” e identificar o responsável pela publicação no TikTok.
O responsável poderá responder pelo crime de homicídio duplamente qualificado, cuja pena pode alcançar 30 anos de prisão.