Faye Finaro, empresária de Nottingham, causou surpresa e preocupação ao ser declarada morta erroneamente em um obituário online.
Foi um dia como outro qualquer para Faye, uma mulher de 39 anos, quando recebeu uma ligação inusitada. Uma amiga, preocupada, quis confirmar se Faye estava realmente viva, após ler seu obituário no site do jornal “Mansfield Chad”. A postagem incluía até uma opção para envio de flores à família.
Faye, atônita, logo acessou o site e viu sua imagem estampada na seção “Legado”. A movimentação não parou por aí; amigos e familiares também foram às redes sociais para verificar a notícia. A própria Faye, para desmentir o rumor, usou o Facebook. “Postei no Facebook e algumas pessoas comentaram e acharam hilário. Meu filho achou muito engraçado”, comentou.
Faye Finaro é proprietária de um salão de beleza premiado por excelência. Ela acredita que uma postagem celebrando a premiação do seu negócio tenha sido acidentalmente misturada com a seção de legado do site do jornal. O resultado foi um obituário falso que circulou rapidamente.
Apesar do alívio inicial, a publicação do obituário trouxe algumas complicações. O título sensacionalista pode levar até 30 dias para desaparecer das ferramentas de busca da web, conforme informado pelo site do jornal.
Erros em publicações online, como o experimentado por Faye Finaro, podem ser evitados com algumas práticas simples. Aqui estão algumas dicas:
Faye Finaro aprendeu da maneira mais inusitada possível sobre a importância de uma comunicação clara e precisa na internet. No entanto, ela está pronta para seguir em frente, com a certeza de que seus amigos e familiares estão bem conscientes de que ela está “vivinha da Silva”.