Notícias

Intoxicação em posto de saúde: 12 funcionários passam mal após beber refrigerante

Doze funcionários de um posto de saúde de Santa Cecília, no Oeste de Santa Catarina, foram hospitalizados após consumir refrigerante supostamente adulterado durante o intervalo de trabalho na terça-feira (21). Entre os intoxicados estão médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, recepcionistas e funcionários de serviços gerais.

Leia também:

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os afetados apresentaram sintomas semelhantes, como sonolência extrema, tontura, lapso de memória, inchaço abdominal, vômitos e dificuldade para falar. Um dos funcionários resumiu a experiência: “Onde eu me encosto, eu durmo”.

Segundo a Polícia Civil, duas pessoas foram presas, sendo o sobrinho de um funcionário afastado por suspeita de assédio sexual e a tia dele, que teria levado o refrigerante ao posto de saúde. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a substância adicionada à bebida, que está sendo analisada pela Polícia Científica.

O episódio ocorreu aproximadamente uma hora após o consumo da bebida durante o café da tarde. Oito dos doze funcionários intoxicados precisaram de internação, recebendo alta quatro dias depois, no sábado (25). Dois trabalhadores retornaram ao posto, mas passaram mal novamente e precisaram de atendimento hospitalar.

A investigação segue em andamento. Imagens de câmeras de segurança e os resultados laboratoriais das análises da bebida devem ajudar a esclarecer as circunstâncias do crime. Até o momento, a motivação para o ato ainda não foi divulgada pelas autoridades.

Maria Clara Landim

Jornalista formada pela PUC Minas, com experiência em fotojornalismo, assessoria de imprensa e jornalismo digital. Já atuou nas redes sociais e na redação da Rádio Itatiaia e como pesquisadora na Comunidade Quilombola de Pinhões. Atualmente, é repórter e redatora nos portais Sou BH e Aqui.