Calendário oficial de 2026 divulgado pelo governo de Minas, com os feriados e pontos facultativos que irão orientar o funcionamento dos serviços públicos no Estado
O governo de Minas Gerais publicou, nesta terça-feira (2), a lista oficial de feriados e pontos facultativos que irão orientar o funcionamento das repartições públicas estaduais em 2026. O comunicado foi divulgado no Minas Gerais, diário oficial do Estado, e traz orientações assinadas pelo secretário de Governo, Marcelo Aro, por determinação do governador Romeu Zema (Novo).
A definição do calendário é necessário para servidores, municípios e setores que dependem do planejamento anual, como educação, saúde e serviços administrativos. No entanto, o governo ressalta que áreas essenciais seguem funcionando normalmente. Entre elas, estão os serviços médico-hospitalares da Secretaria de Estado de Saúde, atendimentos de urgência e emergência do Ipsemg, atividades da Fundação Hemominas, do Laboratório Central da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da segurança pública e das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), Museus estaduais, TV Minas e perícias médicas também operam conforme decisão das autoridades competentes.
Além dos feriados nacionais, o calendário inclui datas tradicionais de ponto facultativo, como Carnaval, Corpus Christi e vésperas festivas. Há ainda feriados municipais que valem para Belo Horizonte e outras cidades onde o Executivo local faz a mesma adoção, como Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) e Consagração à Imaculada Conceição (7 e 8 de dezembro).
Jornalista formada pela PUC Minas, com experiência em fotojornalismo, assessoria de imprensa e jornalismo digital. Já atuou nas redes sociais e na redação da Rádio Itatiaia e como pesquisadora na Comunidade Quilombola de Pinhões. Atualmente, é repórter e redatora nos portais Sou BH e Aqui.