Justiça

Instrutor de autoescola condenado por matar mulher em 2013 é preso nos EUA

Justiça mineira havia expedido alerta vermelho à Interpol após informações de que o foragido estava na Califórnia

mm

Publicado

em

Roberson Flávio Santana, de 39 anos, foi preso nos EUA | Foto: Divulgação / MPMG

Condenado a 20 anos de prisão por matar uma mulher a facadas e ferir a irmã da vítima em 2013 em Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais, o instrutor de autoescola Roberson Flávio Santana, de 39 anos, está preso.

Ele foi detido na última quinta-feira (11) na Califórnia (EUA), após nove anos foragido. Conforme o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a prisão foi feita pela U.S Immigration and Customs Enforcement (ICE) — agência responsável por detectar fraudes relacionadas à imigração.

O condenado deve passar por audiência na Corte americana de autorização para deportação ao Brasil, onde cumprirá a pena, detalhou o MPMG, que havia solicitado alerta vermelho à Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

“Roberson foi condenado pelo Tribunal do Júri, no processo. No entanto, durante a instrução criminal, o acusado se manteve foragido, o que ensejou a expedição de mandado de prisão preventiva, mandado de prisão definitiva e alerta vermelho à Interpol, diante da informação de que este encontrava-se nos Estados Unidos”, detalhou o órgão estadual mineiro.

O crime

Em julho de 2013, após uma discussão em uma lanchonete na avenida Alberto Giovanini, no bairro Bethânia, em Ipatinga, Roberson esfaqueou e matou uma mulher, à época com 36 anos. A irmã dela também foi atingida e ficou ferida.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.