Notícias

Mais de 100 pássaros trinca-ferros são resgatados em Três Corações

Animais foram encontrados dentro de um carro após revista policial no bairro Vila Resende

mm

Publicado

em

Polícia encontrou gaiolas com pássaros da espécie trinca-ferro | Foto: Divulgação / PMMG

Estão à disposição das autoridades 102 pássaros da espécie trinca-ferro, apreendidos em batida policial na noite do último domingo (12). A operação da Polícia Militar (PM) ocorreu no bairro Vila Resende, na cidade de Três Corações, na região Sul de Minas. 

Os militares abordaram um veículo ocupado por cinco homens, em local conhecido como ponto de venda de drogas. Durante a revista no interior do veículo foram encontrados pássaros trinca-ferros, animais da fauna silvestre brasileira, escondidos em gaiolas, caixas de transporte e caixas de papelão no porta-malas.

Quando questionados, quatro suspeitos assumiram que haviam vendido os pássaros para compradores da cidade de Cambuquira, também no Sul de Minas. De lá, os animais seriam levados para o Rio de Janeiro. 

De acordo com eles, o homem que dirigia o veículo era motorista de aplicativo e não tinha relação com o crime. Os suspeitos foram liberados após assinatura de termo que exige o comparecimento ao Juizado Especial. 

Os animais foram resgatados e mantidos em local adequado até transferência para o órgão competente.

Pássaro trinca-ferro

Os trinca-ferros são um dos pássaros mais procurados do mercado. A espécie é valorizada pelos criadores devido ao seu belo canto. Em criadouros legalizados, o valor do animal pode chegar a R$ 2,5 mil.

Os animais, comumente usados em campeonatos de pássaros, também são um dos principais alvos do contrabando ilegal de animais silvestres.

No Brasil, a venda, aquisição ou cativeiro de animais silvestres sem permissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é considerada crime. A pena prevista para os crimes é de detenção de 6 meses a 1 ano e multa.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.