Notícias

Médica é acusada de racismo em UPA de Neves: ‘Merece tomar umas chibatadas’

Profissional da saúde nega ter sugerido que o paciente precisava de chibatadas

mm

Publicado

em

Médica de UPA de Ribeirão das Neves é acusada de racismo | Foto: Google Street View / Reprodução

Uma médica, de 60 anos, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ribeirão das Neves, na Grande BH, é acusada de racismo por um paciente, de 62 anos, que recebeu atendimento médico no local nessa segunda-feira (20). A Polícia Militar (PM) atendeu a ocorrência. 

Conforme o boletim de ocorrência, os militares foram acionados pela filha do paciente, de 29 anos. Ela e o pai alegam que a profissional de saúde disse que o homem “merece tomar umas chibatadas por não tomar a medicação da forma correta”. 

Isso porque o homem, negro, precisou de atendimento com descontrole da pressão. Conforme a denúncia, a médica também teria sugerido que o problema de saúde dele estaria associado à cor dele. 

Antes da suposta declaração racista, o paciente afirma que admitiu para a médica que se esquecia de tomar o medicamento na parte da tarde, embora tomasse rigorosamente todas as manhãs. 

O homem procurou atendimento na tarde de domingo (19). Ele permaneceu em observação até esta segunda, quando iria receber alta da médica acusada de racismo. As supostas falas racistas teriam ocorrido durante a última análise antes da liberação médica. 

Médica nega

Aos policiais, a médica negou ter dito que o paciente merecia tomar chibatadas e afirmou ter sido vítima de ameaças de agressão. Ela disse, no entanto, que apresentou uma explicação técnica e científica de que, por ele ser negro, o controle da hipertensão é mais difícil. 

A profissional também afirma que instrui o paciente de que ele não poderia se esquecer de tomar a medicação. Em seguida, conforme relato da médica, a filha do homem teria a chamado de racista. 

Os envolvidos foram levados pela Polícia Militar para de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Prefeitura de Ribeirão das Neves 

Em nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves disse que o caso está sendo apurado. 

A Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria de Saúde, informa que na tarde desta segunda-feira, 20/06, na UPA Joanico Cirilo de Abreu, um desentendimento entre a filha de um paciente que estava recebendo alta e a médica que o atendia gerou um mal estar que está sendo apurado. Importante esclarecer que a Secretaria de Saúde preza pela transparência das informações em todos os seus setores e ambientes de trabalho e qualquer desconforto deve ser esclarecido, uma vez que o bom atendimento é obrigação do setor de saúde de Ribeirão das Neves. Informa, ainda, que todas as medidas possíveis no momento estão sendo tomadas em suas devidas instâncias.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.