Cidades

Mineirão terá sistema de reconhecimento facial

O objetivo principal é identificar torcedores banidos dos estádios, mas a tecnologia poderá ser usada para outros fins

mm

Publicado

em

Mineirão terá reconhecimento facial | Foto: Imprensa Mineirão

O clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, realizado neste domingo (06/03) será mais seguro para os torcedores no Mineirão. O sistema de reconhecimento facial será usado, pela primeira vez. A iniciativa é do Juizado do Torcedor e tem como objetivo principal a prevenção de confusões no estádio, pois deve inibir os frequentadores mais pré dispostos a causar violência.

Nesse primeiro momento, a tecnologia, criada pela empresa Biomtech, fará o reconhecimento facial de torcedores que se envolverem em alguma ocorrência no estádio durante o jogo. Além disso, ele será cadastrado e ficará proibido de entrar em novos jogos. Caso o torcedor identificado tente furar a proibição será flagrado pelo sistema e irá responder na Justiça, podendo ser obrigado a se apresentar no Fórum Lafayete durante os jogos.

Segundo o diretor da empresa, Ricardo Cadar, esse sistema já foi implantado no Fórum Lafayette, pelo Tribunal de Justiça de Minas (TJMG), há três anos, para monitorar as idas e vindas dos presos em regime aberto e que comparecem ao Fórum, mensalmente, para assinar o cumprimento da pena.

Ainda conforme a Biomtech, o reconhecimento facial poderá ser usado para substituir a apresentação dos ingressos nas catracas. Além disso, a tecnologia é capaz de atestar se determinado torcedor se vacinou contra a COVID-19.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.