x

Notícias

Morre aos 117 Anos a Espanhola Considerada a Pessoa Mais Velha do Mundo

Nascida em 4 de março de 1907, em San Francisco, nos Estados Unidos, María mudou-se para a Espanha ainda criança

mm

Publicado

em

María Branyas Morera, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, morre aos 117 anos na Espanha.

A espanhola María Branyas Morera, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, morreu nesta terça-feira (20), aos 117 anos. María, que viveu em uma casa de repouso na Catalunha, na Espanha, era conhecida por sua longevidade e pelo título concedido pelo Guinness World Records em 2023.

Nascida em 4 de março de 1907, em San Francisco, nos Estados Unidos, María mudou-se para a Espanha ainda criança, onde passou a maior parte de sua vida. Ela testemunhou eventos históricos marcantes, como a Guerra Civil Espanhola e ambas as Guerras Mundiais, além de ter sobrevivido à pandemia de gripe espanhola e à Covid-19.

O comunicado de sua morte foi publicado em sua conta no X, antigo Twitter. “Maria Branyas nos deixou. Ela morreu como queria: dormindo, em paz e sem dor. Há alguns dias ele nos disse: Um dia vou sair daqui. Não vou mais experimentar café, nem comer iogurte, nem acariciar a Fada…, também deixarei minhas lembranças, minhas reflexões”.

María Branyas Morera atribuiu sua longevidade a uma vida tranquila e uma dieta equilibrada, segundo entrevistas concedidas por ela em ocasiões anteriores. Ela era uma figura inspiradora, que conquistou a simpatia de muitos, principalmente nos últimos anos, quando se tornou ativa nas redes sociais com a ajuda de sua família, compartilhando reflexões sobre a vida e sua história.

Sua morte foi confirmada pela casa de repouso onde residia, que divulgou uma nota lamentando a perda de “uma mulher que representava um século de memórias e experiências”. Amigos e familiares ressaltaram a sabedoria e a serenidade de María, que viveu seus últimos anos rodeada de carinho e atenção.

Com a morte de María, o título de pessoa mais velha do mundo será passado para outra pessoa, cuja identidade ainda será confirmada pelo Guinness World Records.