Notícias

MPMG cumpre novos mandados contra esquema de corrupção na Prefeitura de Passos

Publicado

em

Operação também contou com o apoio da Polícia Militar. Foto: MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Passos e junto a Polícia Militar realiza hoje novas operações referentes à operação Eminência Parda.

Os oficiais cumpriram um mandado de busca e apreensão em um imóvel que foi descoberto após o início das operações. Também foi expedido um mandado de prisão preventiva contra o principal investigado, que ainda não foi encontrado. As diligências prosseguem em andamento para que seja cumprido.

A operação Eminência Parda foi deflagrada na segunda-feira (21). O objetivo é identificar e prender os responsáveis por um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na cidade de Passos. O principal alvo é um ex-agente público municipal. Já foram cumpridos outros cinco mandados de busca e apreensão, além da retirada de imóveis, veículos e valores de até R$ 5,8 milhões dos investigados. 

Essa operação é o desfecho da operações “Purgamentum”, “Sacripanta” e “Quimera”.

Segundo a denúncia, o ex-agente público recebeu, por meio de propina, entre 2014 e 2016, uma porcentagem de todos os pagamentos realizados pela Prefeitura Municipal de Passos à empresa terceirizada de mão de obra. Em 2016, o valor pago pelo município passou a ser referente a despesas à empresa fornecedora de serviços de capina e varrição

Após isso, por meio de lavagem de dinheiro, o investigado procurou ocultar os valores da propina. 

O esquema contava com um sofisticada e sistemática de ocultação de bens. O ex-agente público utilizava de procurações públicas e “contratos de gaveta” para realizar dezenas de operações de compra e venda de imóveis e veículos, em nome de terceiros. Assim, ele conseguia fugir dos órgãos fiscalizadores.

Participam das diligências da operação três promotores de justiça, 13 auditores fiscais, analistas tributários e servidores da Receita Federal e 21 policiais militares.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.