Clima
Páscoa e Tiradentes: veja como ficará o clima durante o feriado
O feriado prolongado será marcado por pancadas de chuva em todo o país
O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes, que vai de sexta-feira (18) até segunda-feira (21), será marcado por instabilidade climática em quase todo o país. Uma frente fria atravessará as regiões Sul e Sudeste, alcançando a Bahia e arrastando consigo uma massa de ar polar, segundo a Climatempo.
O Sul enfrentará chuva persistente, queda nas temperaturas e risco de geada em áreas mais elevadas. No Sudeste, o frio dará trégua ao calor dos últimos dias. No Nordeste, a instabilidade ficará concentrada no litoral baiano. Já as regiões Centro-Oeste e Norte terão sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas.
Sul e Sudeste
A previsão indica tempo chuvoso em grande parte das regiões Sul e Sudeste ao longo do feriadão. No Sudeste, o avanço da massa de ar frio deve aliviar o abafamento, com maior impacto em São Paulo, Rio de Janeiro, Sul de Minas e Zona da Mata. O sábado (19) será instável nos quatro estados, com previsão de chuva. No domingo (20), o sol volta a aparecer em São Paulo, enquanto pancadas atingem Minas Gerais, Espírito Santo, litoral paulista e o Rio. Na segunda-feira (21), a chuva se concentra no litoral. No Rio de Janeiro, o feriado se estende até quarta-feira (23), dia de São Jorge, com previsão de sol e clima ameno.
No Sul, o início do feriado será marcado por tempo fechado nos três estados. No sábado (19), a instabilidade se restringe a Santa Catarina e Paraná. No domingo (20), o tempo abre e o frio se intensifica, aumentando a chance de geada nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul. Na segunda (21), o tempo firme e as temperaturas baixas continuam.
Leia mais
- Cientistas descobrem sinais de vida em outro planeta por telescópio
- Asteroide que pode atingir a lua tem formato de disco de hóquei de 60m
- Peixe que sobrevive fora d’água preocupa autoridades e população é orientada a matar animal
Norte, Nordeste e Centro-Oeste
No Nordeste, o litoral da Bahia enfrentará tempo instável durante o feriado prolongado, com chuvas persistentes e risco de temporais no sul do estado no domingo (20). Em outras áreas da região, como Sergipe, Alagoas, sertão pernambucano, sul do Piauí e norte da Bahia, o sol aparece entre nuvens, com possibilidade de pancadas rápidas de chuva.
O Centro-Oeste terá feriado com tempo instável. Mato Grosso do Sul deve registrar temporais entre sexta-feira (18) e sábado (19). No domingo (20), o tempo firma e o sol volta a predominar, com temperaturas mais amenas. Na segunda-feira (21), o céu abre em Mato Grosso do Sul, mas pancadas de chuva ainda devem ocorrer em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
Na região Norte, o padrão se mantém com chuvas frequentes e calor típico. As pancadas devem atingir todos os estados ao longo do feriado, mas o sol também aparece em períodos, especialmente no Acre, no sul e leste do Amazonas, no centro-sul do Pará e no Tocantins.