A nave Starliner da Boeing tem enfrentado diversos problemas nos últimos meses, resultando em dois astronautas ficando presos no espaço por mais tempo do que o planejado. O problema mais recente gerou muitas dúvidas, com um estranho som “como sonar” sendo registrado vindo da espaçonave, que atualmente está acoplada na Estação Espacial Internacional (ISS) e deve retornar sem tripulação.
O som repetitivo deixou o astronauta da NASA, Butch Wilmore, perplexo. Ele comunicou a Missão Controle no Johnson Space Center, em Houston, dizendo que não sabia o que estava causando o ruído. Como reportado inicialmente pela Ars Technica, ele relatou: “Tenho uma pergunta sobre a Starliner. Há um estranho ruído vindo pelo alto-falante… Não sei o que está fazendo isso.”
“Os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams foram lançados a bordo da nave espacial Starliner da Boeing em 5 de junho para seu primeiro voo tripulado, chegando à estação espacial em 6 de junho. Conforme a Starliner se aproximava do laboratório orbital, a NASA e a Boeing identificaram vazamentos de hélio e tiveram problemas com os propulsores de controle de reação da nave espacial. Para a segurança dos astronautas, a NASA anunciou em 24 de agosto que a Starliner retornará à Terra da estação sem uma tripulação. Wilmore e Williams permanecerão a bordo da estação e retornarão para casa em fevereiro de 2025 a bordo da nave espacial SpaceX Dragon com dois outros membros da tripulação designados para a missão SpaceX Crew-9 da NASA”, disse a agência americana.
Missão Controle concordou que o ruído parecia “um som pulsante, quase como um ping de sonar”, mas não conseguiu identificar a causa, prometendo investigar mais a fundo. A nave Starliner foi vista acoplada ao módulo Harmony da ISS em 3 de julho de 2024, e Mr. Wilmore, que deveria retornar à Terra junto com a astronauta Sunita Williams, teve seu retorno adiado devido a vazamentos de hélio e falhas no impulso durante a viagem até a ISS.
Após os relatórios sobre o ruído estranho, o astronauta aposentado Chris Hadfield, antigo comandante da ISS, compartilhou o áudio do som e comentou: “Existem vários ruídos que eu preferiria não ouvir dentro da minha nave espacial, incluindo este que a Starliner da @Boeing está fazendo agora.”
Estas são algumas das explicações lógicas para o fenômeno, apesar das teorias cômicas envolvendo fantasmas espaciais, alienígenas ou baleias espaciais.
Brincadeiras à parte, é mais provável que haja uma explicação técnica, como uma interferência no alto-falante, potencialmente de outros sistemas na ISS. Em 2003, um barulho estranho foi notado no primeiro voo espacial tripulado da China, causado por uma diferença de pressão entre as paredes internas e externas da nave.
A situação gerou mais manchetes indesejadas para a Starliner da Boeing, e a NASA anunciou que precisará cortar duas astronautas da próxima missão à ISS para liberar espaço no retorno de Sunita Williams e Butch Wilmore. Os astronautas Nick Hague e o russo Aleksandr Gorbunov serão lançados em setembro a bordo de um foguete SpaceX, mas Zena Cardman e Stephanie Wilson foram retiradas da missão, podendo participar de futuras missões.
A NASA decidiu apostar em empresas privadas há uma década, visando ter duas companhias dos EUA competindo para transportar astronautas na era pós-ônibus espacial, ao invés de depender da Rússia. Sunita Williams e Butch Wilmore foram os primeiros da tripulação da Boeing, chegando à estação em junho para o que seria uma estadia de uma semana.
A cápsula Starliner deve retornar vazia tão cedo quanto na próxima sexta-feira, com aterrissagem planejada no deserto do Novo México.