Categories: Notícias

Sabiá-do-campo realiza ataques rasantes a mulheres no Belvedere, em BH

No bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, um sabiá-do-campo tem chamado atenção ao atacar a cabeça de mulheres que passam pela Avenida Paulo Camilo Pena. Os ataques acontecem quando a ave percebe alguém se aproximando de uma árvore próxima ao ninho, realizando voos rasantes para afastar o que considera uma ameaça.

Leia também:

Advertisement

Nas redes sociais, internautas filmam os ataques do passarinho. Débora Fontes trabalha em um prédio em frente à árvore que acontece os ataques e contou que já foi vítima duas vezes da mesma ave. “A bicada é forte, parece ataque de morcego. E ele só ataca mulheres. Homens e principalmente os carecas, não sofrem ‘ameaças’”, contou. 

O comportamento está relacionado principalmente à proteção dos ninhos. Porque ao perceberem a aproximação de pessoas, principalmente do sexo feminino, o sabiá-do-campo realiza voos rasantes para afastar o que é interpretado como futuras ameaças. 

Acredita-se que os ataques às mulheres são feitos por ligação ao volume do cabelo e/ou ao uso de bolsas chamativas, que são características que as aves interpretam como sinal de perigo, mas que não há comprovações de preferências por mulheres, segundo pesquisas. 

Maria Clara Landim

Jornalista formada pela PUC Minas, com experiência em fotojornalismo, assessoria de imprensa e jornalismo digital. Já atuou nas redes sociais e na redação da Rádio Itatiaia e como pesquisadora na Comunidade Quilombola de Pinhões. Atualmente, é repórter e redatora nos portais Sou BH e Aqui.

Advertisement