Notícias

Servidor federal é preso suspeito de chefiar esquema de fraudes em alimentação de presídios

O suspeito de 58 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (20). Outras doze pessoas são investigadas pelo mesmo crime.

Publicado

em

coletiva da operação da polícia civil
O líder do esquema de fraude é um empresário de 58 anos - FOTO: PCMG/Divulgação

A Polícia Civil investiga uma fraude no sistema de fornecimento de alimentos para penitenciárias de Minas Gerais. Nesta segunda-feira (20), um empresário de 58 anos, que também é servidor federal licenciado da área da saúde, foi preso. Ele é o principal suspeito de chefiar a organização criminosa que fraudava as licitações de fornecimento de alimentos nos presídios.

O Secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco,  detalhou o esquema que, segundo ele, criava uma situação de caos dentro dos presídios afetados. “Em meados do ano passado, a secretaria desconfiou de empresas que prestavam serviço. Percebemos que determinada empresa ganhava a licitação e, pouco tempo depois, ela desistia. Com isso, ela não fornecia a alimentação necessária ao sistema prisional, gerando uma situação de caos.

A quadrilha tinha a intenção de criar um monopólio para fornecimento de alimentação nas penitenciárias. A empresa contratada suspendia o serviço na véspera de feriados e finais de semana, alegando não ter condições de continuar o abastecimento. Após isso, uma outra empresa do mesmo grupo era contratada de forma de urgência, cobrando 30% a mais do que a primeira.

Segundo o delegado Sérgio Paranhos, chefe da investigação, a organização utilizava nomes de laranjas para criar as empresas e entrar nos contratos de emergência. “ Quando aprofundamos, muitas dessas empresas estão em nomes de pessoas simples, que não sabem nem o que estão fazendo. Às vezes, eles recebiam R$ 200 por mês para fornecer o nome, enquanto o líder da organização montava todo o esquema.”

O grupo agia em 17 presídios de dez cidades de Minas Gerais. Além do homem preso hoje (20), outras doze pessoas são investigadas pela Polícia Civil.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.