Notícias
Suspeito de roubar 37 bicicletas em BH é preso pela Polícia Civil
Homem de 31 anos é dono de uma extensa ficha criminal. Foram 37 furtos de bicicleta apenas na Zona Sul de Belo Horizonte.
A Polícia Civil prendeu um homem de 31 anos, suspeito de furtar mais de 30 bicicletas de luxo dentro de casas e prédios em Belo Horizonte. Ele atuava principalmente em bairros da região da Zona Sul da capital, como Luxemburgo, Savassi, Buritis e Belvedere. Segundo a Polícia, o prejuízo dos furtos chega a R$ 220 mil, com R$ 70 mil sendo de apenas uma bicicleta.
O delegado Guilherme Santos, responsável pelo caso, deu detalhes sobre a investigação. “Desde 2021, percebemos o aumento nas ocorrências nos furtos de bicicletas. Então, começamos um trabalho de investigação para cruzar as informações. Na área da regional sul, foram 26 ocorrências que totalizaram 37 furtos de bicicleta. Quando cruzamos as imagens, os crimes eram muito semelhantes. Então tratamos o caso com um possível mesmo autor.”
O suspeito tem uma ficha criminal de quase 30 páginas. Ele agia sozinho e sempre às madrugadas. O seu foco eram prédios sem porteiros e casas com mais fácil acesso. “Ele sempre procurava locais sem porteiro. Tivemos casos que ele passava no prédio durante o dia e voltava durante a madrugada para realizar o furto. Eram sempre casas ou prédios sem porteiros e a bicicleta ficava na garagem. Ele não olhava nem os carros.”, disse o delegado.
Em alguns furtos realizados, ele estava com uma tornozeleira eletrônica. Os investigadores então procuraram localidades em que o aparelho emitia sinais e cruzaram com os locais dos roubos das bicicletas. Após um tempo, ele conseguiu desligar a tornozeleira, o que dificultou os trabalhos dos investigadores.
Após os roubos, o homem deixava as bicicleta em um local para ‘esfriar’ a procura e depois vendê-las.
No começo desta semana, a Polícia identificou que o suspeito se preparava para realizar outro roubo no bairro de Lourdes. Ele foi preso em flagrante e a tentativa de furto foi frustrada. Ele também tinha um mandado de prisão em aberto.
Para o delegado, o homem trabalhava também com outras pessoas que formavam uma rede de captação das bicicletas furtadas. Os próximos passos da investigação serão voltados para identificar as outras pessoas que participavam do crime.