x

Notícias

UFRGS impede formando de colar grau com suástica no rosto

Aluno foi advertido pela universidade e só participou da cerimônia após remover o símbolo

Publicado

em

Universidade alertou estudante que ele poderia ser impedido de colar grau e encaminhado à Polícia Federal
Universidade exigiu remoção do símbolo para permitir participação na cerimônia

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) impediu um formando do curso de Engenharia de Minas de participar da colação de grau com uma suástica pintada no rosto, na última terça-feira (18), no Campus Centro, em Porto Alegre. O aluno, identificado como Vinicius Krug de Souza, só pôde participar da cerimônia após remover a marca.

A instituição informou que o vice-reitor e o coordenador de segurança foram até a sala onde os formandos se preparavam para a cerimônia e advertiram o estudante. Ele foi comunicado de que, caso não apagasse o desenho, além de ser impedido de colar grau, poderia ser encaminhado à Polícia Federal para registro de ocorrência.

Leia também

Após a advertência, o aluno retirou a suástica e participou da solenidade com outros símbolos no rosto. Segundo nota da UFRGS, Souza justificou que a imagem representava um símbolo hindu e negou qualquer intenção de apologia ao nazismo.

A suástica, além de ser um símbolo religioso em diversas culturas asiáticas, é amplamente associada ao regime nazista na Europa e proibida em diversos países, incluindo o Brasil, quando utilizada para promoção do nazismo. A universidade não informou se haverá outras medidas disciplinares em relação ao caso.