Notícias
Veja quem é a vítima do desabamento em igreja de Salvador
A turista vinha de São Paulo e passava férias em capital baiana com o namorado e dois amigos
O desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho (BA), causou a morte de Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos. Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Giulia visitava o prédio histórico quando a estrutura cedeu, por volta das 14h30 dessa quarta-feira.
Em Salvador, ela passava as férias com dois amigos e o namorado, que também estavam na igreja. Os homens não se feriram, pois estavam em um espaço mais afastado.
O corpo de Giulia foi retirado por volta das 16h50 por profissionais do Departamento de Polícia Técnica (DPT), e foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal. Não se sabe quando e como será feito o translado para o sepultamento.
Leia mais:
- Mineiro é preso em Portugal por estupro de menina de 13 anos
- Ex-MTV se isola em sítio de Minas Gerais após morte dos pais
- Homem sem filhos é preso por atraso de pensão no DF
Sobre o acidente
O desabamento aconteceu durante visitação de turistas ao templo, que seguia aberto para roteiros mesmo com problemas estruturais há anos. O ingresso custava R$ 10 por pessoa, valor que foi pago pelas vítimas.
Testemunhas registraram imagens do estrago logo após o ocorrido. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, principalmente a madeira que cobria o telhado. Veja foto registrada pela Defesa Civil de Salvador:
Em nota, a Polícia Civil da Bahia informou que investiga o caso através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Feridos na tragédia
Além da vítima fatal, cinco pessoas ficaram feridas, entre elas dois turistas alemães, identificados pelo Corpo de Bombeiros como Heidemarie Gudurun, de 79 anos, e Karl Heinz, de 63.
Os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros, sendo encaminhados a uma unidade de saúde local. Segundo as autoridades, todos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte.
A Polícia Civil destacou, ainda, que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) já iniciou a perícia no local.
Propriedade histórica
Conhecida como a “igreja de ouro”, a Igreja de São Francisco de Assis foi construída no início do século XVIII e é um dos mais importantes monumentos do barroco nacional. Seu interior é decorado com folhas de ouro.
Localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, a igreja é um dos principais pontos turísticos de Salvador. A construção é um marco da arquitetura colonial brasileira e combina pedra calcária nas áreas aparentes e arenito nas superfícies rebocadas.