Conecte-se conosco

Notícias

Vídeo flagra furto a moto em BH; confira principais cuidados

Nos cinco primeiros meses de 2022, ocorrências de furto de motos aumentaram 20,86% em relação ao mesmo período de 2021 em Minas Gerais

mm

Publicado

em

Moto furtada em BH

Discretamente, dois criminosos, montados em motos, fingem uma conversa. Entre os dois, está uma moto que será furtada na avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte. Em determinado momento, a dupla consegue ligar o veículo.

Um terceiro envolvido surge, pega um capacete e acelera a moto, fazendo mais uma pessoa vítima de furto. O registro foi feito em vídeo, recebido pela reportagem do Aqui


Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, de janeiro a maio deste ano, foram furtadas 4.097 motos em Minas Gerais — alta de 20,86% em relação ao mesmo período de 2021, que fechou o ano com 7.848 ocorrências do tipo. 

Os dados são do Observatório de Segurança Pública, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Em relação a roubos, foram levadas 579 motos nos cinco primeiros meses do ano em Minas Gerais. Em todo ano de 2021, foram 1.280 motos roubadas. 

Denúncias de furtos e roubos podem ser feitas, de maneira anônima, pelo telefone 181.

Cuidados para evitar furtos e roubos a motos

Especialista em segurança pública, Jorge Tassi diz que ter atenção é a principal forma de evitar ser vítima dos crimes. No caso de furtos, o especialista cita os seguintes cuidados:

  • Não deixe o veículo em qualquer lugar;
  • Procure deixar a moto sempre próxima a você;
  • Deixe em um local iluminado e com fluxo de pessoas;
  • Coloque meios para bloquear a própria moto e sistemas de rastreios.

No caso dos roubos, o principal cuidado está relacionado a perceber o entorno. “Você tem que prestar atenção em tudo para perceber o eventual crime antes dele acontecer, o que quebra a surpresa e pode fazer o assaltante desistir”, diz. 

Ele reforça cuidados:

  • Os roubos ocorrem, normalmente, em semáforos ou ao estacionar;
  • Procure andar em locais iluminados e estabelecer rotas consideradas mais seguras;
  • Nunca reagir.

“Reagir é um péssimo negócio porque o assaltante estará acompanhado de pelo menos duas pessoas”, destaca Tassi. 

Seguros e sistema de proteção: gastos necessários

O especialista em segurança também reforça que, ao planejar comprar uma moto, os custos com sistema de proteção e seguro, embora encareçam a conta, são necessários. 

“Se a pessoa que comprar a moto, ela tem que contabilizar esses investimentos porque o sistema de proteção eletrônica deve ser feito. O risco de se ter e conduzir uma moto é muito grande”, destaca. 

Tassi também destaca que os furtos e roubos de motos são fomentados pelo mercado paralelo de venda de veículos clonados.

Continue lendo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments