Notícias

Vídeo flagra furto a moto em BH; confira principais cuidados

Nos cinco primeiros meses de 2022, ocorrências de furto de motos aumentaram 20,86% em relação ao mesmo período de 2021 em Minas Gerais

mm

Publicado

em

Moto furtada em BH
Moto é furtada na avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte | Foto: Reprodução / Redes Sociais

Discretamente, dois criminosos, montados em motos, fingem uma conversa. Entre os dois, está uma moto que será furtada na avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte. Em determinado momento, a dupla consegue ligar o veículo.

Um terceiro envolvido surge, pega um capacete e acelera a moto, fazendo mais uma pessoa vítima de furto. O registro foi feito em vídeo, recebido pela reportagem do Aqui


Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, de janeiro a maio deste ano, foram furtadas 4.097 motos em Minas Gerais — alta de 20,86% em relação ao mesmo período de 2021, que fechou o ano com 7.848 ocorrências do tipo. 

Os dados são do Observatório de Segurança Pública, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Em relação a roubos, foram levadas 579 motos nos cinco primeiros meses do ano em Minas Gerais. Em todo ano de 2021, foram 1.280 motos roubadas. 

Denúncias de furtos e roubos podem ser feitas, de maneira anônima, pelo telefone 181.

Cuidados para evitar furtos e roubos a motos

Especialista em segurança pública, Jorge Tassi diz que ter atenção é a principal forma de evitar ser vítima dos crimes. No caso de furtos, o especialista cita os seguintes cuidados:

  • Não deixe o veículo em qualquer lugar;
  • Procure deixar a moto sempre próxima a você;
  • Deixe em um local iluminado e com fluxo de pessoas;
  • Coloque meios para bloquear a própria moto e sistemas de rastreios.

No caso dos roubos, o principal cuidado está relacionado a perceber o entorno. “Você tem que prestar atenção em tudo para perceber o eventual crime antes dele acontecer, o que quebra a surpresa e pode fazer o assaltante desistir”, diz. 

Ele reforça cuidados:

  • Os roubos ocorrem, normalmente, em semáforos ou ao estacionar;
  • Procure andar em locais iluminados e estabelecer rotas consideradas mais seguras;
  • Nunca reagir.

“Reagir é um péssimo negócio porque o assaltante estará acompanhado de pelo menos duas pessoas”, destaca Tassi. 

Seguros e sistema de proteção: gastos necessários

O especialista em segurança também reforça que, ao planejar comprar uma moto, os custos com sistema de proteção e seguro, embora encareçam a conta, são necessários. 

“Se a pessoa que comprar a moto, ela tem que contabilizar esses investimentos porque o sistema de proteção eletrônica deve ser feito. O risco de se ter e conduzir uma moto é muito grande”, destaca. 

Tassi também destaca que os furtos e roubos de motos são fomentados pelo mercado paralelo de venda de veículos clonados.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.