x

Notícias

Vídeo: influencers são investigados por invadir área restrita de aeroporto

Infração foi cometida por Thiago Jatobá, influenciador com mais de 100 mil seguidores no Instagram

Publicado

em

Thiago Jatobá em vídeo sobre invasão de pista de pouso do Aeroporto do Galeão
Thiago Jatobá invade pista de pouso e assiste a decolagens em área restrita do Aeroporto do Galeão (Reprodução)

Um grupo de influenciadores invadiu a pista de pouso do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para filmar decolagens em uma área restrita durante a noite. As imagens foram registradas nessa segunda-feira (19), mas viralizaram no TikTok apenas nesta terça (20).

Ao invadir o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, os jovens podem responder por crime contra a segurança do transporte aéreo. Confira o vídeo:

Leia também:

Quem são os envolvidos?

Um dos três participantes do vídeo é o influenciador Thiago Jatobá. Com mais de 100 mil seguidores somente no Instagram, ele aparece no vídeo acima narrando a invasão com outros jovens. Após repercussão negativa do conteúdo, a conta de Thiago saiu do ar.

Diante da infração, a Polícia Federal (PF), responsável pela segurança do local, disse que investiga o caso e a identidade dos demais suspeitos.

Posicionamento do aeroporto

A concessionária RioGaleão informou, por meio de nota, que está colaborando com as investigações da Polícia Federal, responsável por adotar as medidas necessárias. A empresa destacou ainda que invasões à pista são consideradas infrações graves e podem ser enquadradas em diferentes tipos de crime, entre eles, atos que comprometem a segurança da aviação.

Conforme o artigo 261 do Código Penal, a conduta atribuída aos jovens pode ser classificada como crime por colocar em risco embarcações ou aeronaves, próprias ou de terceiros, ou por realizar ações que dificultem ou impeçam a navegação, seja aérea, fluvial ou marítima. Neste caso, a legislação prevê prisão de dois a cinco anos.