Itens violentos foram apreendidos pela PCDF para perícia (Divulgação/PCDF)
Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) suspeito de planejar um atentado contra uma escola pública. A operação, conduzida pela Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (DPCEV), aconteceu nessa segunda-feira (25), após monitoramento de redes sociais e denúncias feitas à Secretaria de Educação.
Leia mais:
Durante o cumprimento de mandados de busca, os agentes encontraram materiais com apologia ao nazismo, anotações sobre ataques e itens violentos. Celulares, computadores e cadernos foram apreendidos para perícia. Em um dos objetos, havia desenhos de armas e símbolos nazistas.
De acordo com a investigação, o adolescente e outro jovem também de 17 anos propagavam discursos de ódio contra mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+ em sites e redes sociais, além de planejar o massacre para 20 de setembro, chamado por eles de “dia zero”. Os dois chegaram a produzir vídeos mostrando explosões caseiras e manuseio de armas artesanais. Parte do material chegou a ser removida das plataformas, mas foi recuperada pela polícia.
Um dos suspeitos já estava em tratamento psiquiátrico, enquanto o outro foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA II). As autoridades seguem investigando possíveis conexões com outros grupos extremistas.