Polícia

Fraude em home care: MP investiga desvio de verbas

Uma investigação do Ministério Público no Rio Grande do Sul revelou um esquema envolvendo empresas de home care e familiares de pacientes. Segundo o MP, empresas do setor estariam oferecendo dinheiro a parentes para garantir que fossem escolhidas nos contratos de atendimento domiciliar.

As suspeitas vieram à tona após denúncias que apontam conversas entre familiares de pacientes. O procurador da República Lourenço Orlandini explicou que algumas mães teriam recebido valores que, originalmente, deveriam ser usados para cuidar das crianças. “Recebemos mensagens que indicam que recursos destinados ao atendimento infantil poderiam estar chegando às famílias e sendo usados para outras finalidades”, afirmou.

Advertisement

Uma dessas conversas foi gravada pela própria mãe de uma paciente, Lucimara Aparecida Nicolai. No áudio, ela fala abertamente sobre como vinha utilizando o dinheiro: 

“Pego e tô investindo. Próximo mês que vem, do dinheiro dela, vou comprar os materiais para desmanchar a frente da casa e já vou deixar a parte pronta para piscina. O próximo passo é comprar um carro zero quilômetro.”

A equipe do Fantástico foi até a casa de Lucimara para questioná-la. Ao ser confrontada com o áudio, ela negou: “Não reconheço esse áudio.” Quando mencionaram a fala sobre materiais de construção, ela rebateu: “Mas vocês estão vendo? Olha que casa! Que material que eu comprei? Está caindo!”. E, ao ser lembrada sobre a piscina, disse: “Falar é uma coisa. Dizer que eu vou roubar é uma coisa. Eu roubar é outra.”

O Ministério Público realizou buscas na residência de Lucimara e em outros 11 endereços, incluindo imóveis de parentes de pacientes e sedes de empresas de home care. O promotor Diego Tessi, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), explicou que a apuração inclui suspeitas de organização criminosa, fraudes em licitação e desvio de verbas públicas.

Entre as empresas citadas está a Medical Life, que até o momento não se manifestou. 

Ana Clara Parreiras

Jornalista formada pelo UniBH, com experiência em comunicação corporativa, social media, marketing e redação. Já atuou na comunicação da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais, no marketing do grupo Diários Associados e na redação do Jornal Estado de Minas. Atualmente, é repórter e redatora nos portais Sou BH e Aqui.

Advertisement